O valor de uma amizade

Eclesiastes 4:9-12
8. Há um que é só, e não tem ninguém, nem tampouco filho nem irmão; e contudo não cessa do seu trabalho, e também seus olhos não se satisfazem com riqueza; nem diz: Para quem trabalho eu, privando a minha alma do bem? Também isto é vaidade e enfadonha ocupação. 9. Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. 10. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. 11. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará? 12. E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.


“O mais importante que já fiz na minha vida, ocorreu em 08 de outubro de 1990. Comecei o dia jogando golfe com um ex-colega e amigo meu, que há muito não via. Entre uma jogada e outra, conversávamos a respeito do que acontecia na vida de cada um. Ele me contava que sua esposa e ele acabavam de ter um bebê. Enquanto jogávamos, chegou o pai do meu amigo, e consternado, lhe diz que seu bebê parou de respirar e que foi levado para o hospital com urgência. No mesmo instante, meu amigo subiu no carro de seu pai e se foi. Por um momento fiquei onde estava, sem pensar nem mover-me, mas logo tratei de pensar no que deveria fazer: Seguir meu amigo ao hospital? Minha presença, disse a mim mesmo, não serviria de nada, pois a criança certamente está sob cuidados de médicos, enfermeiras, e nada havia que eu pudesse fazer para mudar a situação. Oferecer meu apoio moral? Talvez, mas tanto ele quanto sua esposa vinham de famílias numerosas e sem dúvida estariam rodeados de amigos e familiares que lhes ofereceriam apoio e conforto necessários, acontecesse o que acontecesse. A única coisa que eu faria indo até lá, era atrapalhar. Decidi que mais tarde iria ver o meu amigo. Quando dei a partida no meu carro, percebi que o meu amigo havia deixado o seu carro, aberto e com as chaves na ignição, estacionado junto às quadras de tênis. Decidi, então, fechar o carro e ir até o hospital entregar-lhe as chaves. Como imaginei, a sala de espera estava repleta de familiares que os consolavam. Entrei sem fazer ruído e fiquei junto à porta pensando o que deveria fazer.
Não demorou muito e surgiu um médico que se aproximou do casal e, em voz baixa, comunica o falecimento do bebê.
Durante os instantes que ficaram abraçados, a mim pareceu uma eternidade, choravam, enquanto todos os demais ficaram ao redor daquele silêncio de dor. O médico lhes perguntou se desejariam ficar alguns instantes com a criança. Meus amigos ficaram de pé e encaminharam-se resignadamente até a porta. Ao me ver ali, aquela mãe me abraçou e começou a chorar. Também meu amigo se refugiou em meus braços e me disse: "Muito Obrigado por estar aqui!". Durante o resto da manhã fiquei sentado na sala de emergências do hospital, vendo meu amigo e sua esposa segurar nos braços seu bebê, despedindo-se dele. Isso foi o mais importante que já fiz na minha vida!!!
"O mais importante da vida é ter tempo para cultivar uma amizade".


Salomão escreveu vários poemas e poesias que ainda hoje são citadas em vários lugares e seus ensinamentos são refletidos nos filósofos que hoje conhecemos, se prestarmos atenção em tantas frases ditas e conhecidas e compararmos com o que Salomão dizia, vamos perceber que ambos têm o mesmo sentido, Salomão quando teve a oportunidade de pedir a Deus o que quisesse pediu para que Deus lhe desse de sabedoria e é por isso que os seus ensinamentos causaram e ainda causam tanto impacto. Salomão foi um homem que viveu acima da média, tinha tudo o que qualquer homem comum almejaria ter, uma casa bonita, dinheiro, ele tinha o controle de todo o reino. Quem em sã consciência vivendo em uma época de reis não sonharia ser um? Porém apesar de todas as coisas que Salomão pudesse ter ao final de sua vida teve a maior revelação que já foi escrita, tudo é vaidade!
O que podemos entender ao conhecermos a vida de tal homem é que como o testemunho lido ele era uma pessoa ocupada com tantas coisas que não teve tempo para cultivar boas amizades e até mesmo uma família que o apoiaria em todos os momentos.
Quando lemos o texto no versículo 9 que diz, “melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho”. Ele quer dizer que quando não trabalhamos sozinhos, o trabalho terá melhor rendimento e maior recompensa, também sabemos que o trabalho quando é feito acompanhado de um amigo é mais gostoso de fazer, é feito com maior satisfação e vontade.
Qualquer pessoa que tendo um amigo, o qual compartilha alegrias e tristezas, sente prazer em compartilhar tudo o que acontece e podemos entender também que a recompensa adquirida pelo trabalho, independente se trabalhado junto pode ser mais apreciada se tivermos alguém com quem compartilhar.
Logo no versículo 10 e 11 Salomão diz, “Se um cair, o outro levanta o seu companheiro, mas ai do que estiver só; pois, caindo não haverá outro que o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará?”. Durante toda a nossa vida passamos por momentos em que temos vontade de parar e isso se encaixa na vida de todos, sem exceções. Salomão com tamanha sabedoria nos escreveu então que se alguém está sozinho, pode não ter forças para se levantar ou mesmo tendo, é mais difícil se levantar sozinho do que se lhe é dado ajuda.
Quando temos uma pessoa de confiança, um verdadeiro amigo, não temos medo de compartilhar nossas crises existenciais que nos fazem querer parar, a amizade é também para isso, para que nos momentos em que estamos mal, tenhamos uma palavra de consolo, e de um amigo verdadeiro a palavra de consolo não precisa ser uma palavra boa, mas sim uma palavra verdadeira e que nos faz refletir e seguir em frente.
Pegando o versículo 12 eu entendo como um resumo de todo essa citação de Salomão, “E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.” Tudo que foi falado até agora é exatamente isso, quando temos um amigo, podemos nos apoiar nele, mas também servir de apoio, quando somos confrontados sabemos que teremos quem nos ajude a resistir. A citação sobre o cordão de três dobras me intrigou a ponto de querer saber como é esse cordão. Pesquisei em vários lugares e não encontrei nada que possa me dar certeza do que é, mas creio que deve ser semelhante a três cordas colocadas juntas ou entrelaçadas, o que faria ficar muito mais resistente do que somente uma. E se conseguirmos entender que Salomão ao usar essa expressão quer nos ensinar que quando estamos unidos somos mais fortes do que sozinhos, então talvez comecemos a dar um pouco mais de valor a nossas amizades e cultivá-las com mais força.


Um filho pergunta à mãe:
- Mãe, posso ir ao hospital ver meu amigo? Ele está doente!
- Claro, mas o que ele tem??
O filho, com a cabeça baixa, diz:
-Tumor no cérebro.
A mãe, furiosa, diz: E você quer ir lá para quê? Vê-lo morrer?
O filho lhe dá as costas e vai. Horas depois ele volta Vermelho de tanto chorar, dizendo:
- Ai mãe, foi tão horrível, ele morreu na minha frente!
A mãe, com raiva:
- E agora?! Tá feliz?! Valeu a pena ter visto aquela cena?!Uma última lágrima cai de seus olhos e, acompanhado de um sorriso,ele diz:
- Muito, pois cheguei a tempo de vê-lo sorrir e dizer:
- "EU TINHA CERTEZA QUE VOCÊ VINHA!"

Nenhum comentário: